Murilo Flores


Haitianos Gritam por socorro!!!
15 de janeiro de 2010, 11:48
Filed under: Uncategorized

Amados creio que a maiores já sabem da tragédia que aconteceu no Haiti vamos estar orando por esse povo que neste momento necessita tanto de ajuda e principalmente de nossas orações vamos juntos e uma só fé estamos fazendo uma corrente de oração para este povo que também  são filhos de DEUS, amados é muito triste essa situação mais nós como povo de Senhor temos que levantarmos um clamor e não nos conformarmos com essa situação isso nos traz mais ainda a memória que Jesus está voltando isso é mais um sinal da sua vinda. Quero deixar uma arquivo do portal msn que li pra vocês saberem um pouco mais da situação do Haiti.

Murilo Flores

Demora na distribuição de ajuda pós-tremor frustra haitianos

Os esforços de resgate e ajuda humanitária no Haiti estão sofrendo com dificuldades logísticas e com os danos à infraestrutura local, quase três dias após o forte terremoto que provocou devastação no país.

Segundo os correspondentes da BBC em Porto Príncipe, muitos feridos estão morrendo por conta de problemas facilmente tratáveis, como fraturas, e a paciência demonstrada pelos haitianos logo após o terremoto está dando lugar à angústia e à raiva pela demora na chegada de ajuda.

A ajuda humanitária vem chegando de várias partes do mundo, mas há poucos sinais de distribuição além da área do aeroporto.

Muitos haitianos passaram a terceira noite seguida ao ar livre, na madrugada desta sexta-feira, sem abrigo ou em campos improvisados na capital devastada, Porto Príncipe.

A Cruz Vermelha Internacional estima que entre 45 mil e 50 mil pessoas morreram em consequência do terremoto da terça-feira.

Segundo a organização, até 3 milhões de pessoas foram afetadas pelo tremor.

Na noite de quinta-feira, o presidente do Haiti, René Préval, disse que 7 mil corpos já foram enterrados em valas comuns.

Corrida contra o tempo

Organizações internacionais de ajuda humanitária dizem que a situação agora no Haiti é de uma corrida contra o tempo para atender aos feridos e localizar possíveis sobreviventes presos debaixo dos escombros.

O coordenador de ajuda de emergência das Nações Unidas no Haiti, John Holmes, afirmou que a infraestrutura que resistiu ao tremor está sobrecarregada e dificulta os trabalhos de resgate.

Segundo o porta-voz da força de paz da ONU no país, David Wimhurst, está crescendo a impaciência entre os haitianos pela demora na chegada de ajuda.

“Eles querem que nós os ajudemos, o que é, claro, o que queremos fazer”, afirmou.

Segundo ele, os haitianos veem veículos da ONU patrulhando as ruas para manter a calma, e não provendo ajuda, e “estão pouco a pouco ficando mais bravos e impacientes”.

Ruas bloqueadas

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu um grande pacote de ajuda, mas advertiu que isso pode levar tempo para chegar à população em geral do país.

Na quinta-feira, a França anunciou a organização de uma conferência internacional para a reconstrução do Haiti, com a ajuda dos Estados Unidos, do Brasil e do Canadá.

Mas nas ruas de Porto Príncipe, há ainda poucos sinais de qualquer esforço coordenado de ajuda.

Aviões faziam fila para pousar no aeroporto da capital, enquanto o principal porto haitiano ficou muito danificado para ser usado. Muitas ruas estão bloqueadas por escombros.

Corpos se acumulam nas ruas e escavadeiras são usadas para retirar os mortos, em meio a relatos de uma crescente frustração da população pela falta de assistência.

“Ouvimos no rádio que equipes de resgate estão chegando do exterior, mas nada está chegando até nós”, reclama Jean-Baptiste Lafontin Wilfried, morador de Porto Príncipe. “Temos apenas nós mesmos para cuidar dos sobreviventes”, disse.

Equipes de resgate

Em um pronunciamento em Washington na quinta-feira, Obama disse que equipes de resgate americanas já estavam trabalhado no Haiti e que outras estavam a caminho.

Ele prometeu ao Haiti “cada elemento de nossa capacidade nacional, de nossa diplomacia, de nossa assistência ao desenvolvimento, o poder de nossas forças militares e, mais importante, a compaixão de nosso país”.

“Às pessoas do Haiti, dizemos claramente e com convicção, vocês não serão abandonados, não serão esquecidos”, afirmou.

Obama também prometeu o envio imediato de US$ 100 milhões em ajuda humanitária para o Haiti e disse que o montante cresceria ao longo do ano para ajudar nos esforços de reconstrução do país.

O Banco Mundial também anunciou o envio de US$ 100 milhões em ajuda emergencial, enquanto que o Programa Mundial de Alimentos da ONU está organizando o envio de 15 mil toneladas de alimento.

BBC Brasil – Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.

font. Portal msn


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Deixe um comentário